Matéria Publicada em 2009.

 

Trabalho em equipe, adrenalina, condicionamento físico e mental. Estas são as bases do esporte radical que mais cresce no Brasil nos últimos anos: o PAINTBALL. Se você pensa que esportes como este só se vêem na televisão, isso é um engano. Presente em Assis há três anos e meio, a equipe

tem levado o nome de nossa cidade pelo estado, e fora dele, em jogos de simulação de combate. Contando com um número médio de 20 jogadores, a equipe recebe todos os finais de semana os adeptos do esporte e aqueles que querem conhecer o jogo que simula as situações de um combate real. Contando com o apoio do Exército Brasileiro, o esporte tem se tornado cada vez mais próximo da realidade, salvo que os “tiros” são de bolinhas de tinta impulsionadas por um gás comprimido. 

Utilizando máscaras e coletes de proteção o esporte é extremamente seguro, desde que as regras básicas do mesmo sejam seguidas. 

   O PAINTBALL, como esporte, surgiu nos Estados Unidos da América na década de 80, em Henniker, New Hampshire, pelas mãos de Bob Gurnsey, considerado o pai do esporte. Anteriormente, era apenas um jogo praticado pelos trabalhadores da Indústria Madeireira Canadense que aproveitavam a hora de intervalo no expediente, para se divertir com os marcadores que eram utilizados para disparar bolinhas de tinta contra árvores que seriam abatidas. 

   A partir daí, os marcadores foram ficando cada vez mais sofisticados e passaram, em muitos países – incluindo o Brasil, a ser utilizados pelo Exército e Forças Estaduais para o treinamento de sua corporação. O marcador consiste de um equipamento com um depósito para as bolinas de tinta (loader) e um cilindro de gás (CO2 ou ar comprimido) que impulsiona a bolinha que estoura ao atingir o adversário, marcando-o com tinta; por isso o nome marcador. 

 

                                                                                                         Marcador 

   Assim o que era apenas uma brincadeira tornou-se não só uma forma de instrução para aqueles que dependem de táticas e trabalho em equipe no seu dia a dia, como também um esporte de adrenalina e máxima diversão. Hoje o PAINTBALL divide-se em duas modalidades: Speed (jogo rápido em campo sintético e obstáculos infláveis) e Cenário, que é a modalidade praticada pela equipe HAWKS. 

   Neste tipo de jogo, os participantes simulam combates onde um dos exércitos tenta eliminar o exército oponente, dentre tantos outros objetivos diferentes em cada um dos games. Camuflagem, inteligência, comunicação e jogo em equipe são essenciais para seu bom desempenho em campo. Por isso, muitas empresas utilizam o PAINTBALL para treinar suas equipes de funcionários, a fim de fazê-los trabalhar de forma conjunta. 

   O campo cenário dos HAWKS tem uma área de aproximadamente 1800m2 com obstáculos, trincheiras, construções e carros abandonados o que oferece aos jogadores a sensação de uma situação real. 

. 

                                                                                                         Trincheira 

                                                                                                        Construção 

                                                                                                          Obstáculos 

 

   Localizado na estrada Assis-Platina, o campo abre aos sábados após as 14h e está apto a receber os visitantes que queiram conhecer o esporte, contando com marcadores e equipamento de segurança para aluguel. Dentre os equipamentos de segurança, um dos mais importantes é o cronógrafo: um radar que permite regular a velocidade de saída da bolinha para evitar pressão excessiva de gás no marcador, o que acarretaria um tiro muito “forte”. 

   Os HAWKS estiveram presentes em vários jogos no ano de 2009 como, por exemplo, a OPERAÇÃO AÇO PURO realizada nas dependências do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada do Exército em Pirassununga, num jogo que levou o dia todo, entre preparação e game, contando com a presença de quase 200 jogadores. OPERAÇÃO PÉ-VERMELHO, realizada em uma fazenda próxima da cidade de Londrina-PR, teve aproximadamente 90 jogadores. 

 

                                                                                                 Operação AÇO PURO

 

   Nesse ano, a equipe está participando do 1º Circuito Cívico-Militar que consiste de cinco etapas realizadas em Batalhões do Exército Brasileiro nas cidades de Caçapava, Campinas, Pirassununga, Osasco e uma quinta cidade ainda não divulgada, num dos maiores eventos já realizados no mundo envolvendo civis e militares. É o Brasil crescendo no PAINTBALL cenário. 

   Zelando pela diversão e, principalmente, pela segurança dos jogadores, a equipe HAWKS está a sua espera para conhecer o esporte. 

   Para maiores informações, acesse o site www.hawkspaintball.com.br e veja fotos e vídeos sobre a equipe e o esporte. 

HAWKS PAINTBALL – GRUPO DE COMBATE “VINCIT QUI SE VINCIT”.